Deu match! O feijão com arroz

Vem aqui que eu vou te contar como o prato queridinho dos brasileiros deu um match perfeito para nossa saúde!

É comum que as fontes vegetais de proteínas tenham uma quantidade menor de um ou outro tipo de aminoácido (em tempo, aminoácidos são as pequenas partículas que formam as proteínas). Na nutrologia, isso recebe o nome de "aminoácido limitante", e é determinado pela relação entre o que está disponível e as  necessidades do organismo. Se há uma falta considerável e mantida de um tipo de aminoácido, o organismo vai ter limitações para desenvolver seu pleno potencial produtivo e manter a síntese proteica. Para transpor essa limitação, é interessante diversificarmos bastante as fontes de proteínas, assim, garantimos uma melhora na qualidade protéica da dieta. 

 

E o que, afinal, nosso queridinho feijão com arroz tem a ver com essa história toda? O aminácido limitante do arroz é a lisina, e do feijão, a metionina e cisteína. Mas, quando estão juntos, se complementam formando um match perfeito para nossa alimentação! 

 

E, por falar nesse assunto, você sabe quais são as fontes de proteína?

Temos as proteínas de origem animal, que são encontradas nas carnes, ovos e lacticíneos. Em geral, são boas fontes de proteína, pois são ricas em aminoácidos essenciais para o corpo. E temos as proteínas de origem vegetal, encontradas em leguminosas, cereais, frutas e hortaliças. Nesse grupo, é comum encontrarmos deficiência de um ou outro tipo de aminoácido essencial- por isso da importância de diversificarmos a dieta, em especial se a pessoa não come carne e outros produtos de origem animal. Mas, vale ressaltar que, embora não sejam as fontes mais ricas de proteínas, os alimentos de origem vegetal devem SIM ser consumidos, pois são importantes fontes de outros nutrientes, como fibras, vitaminas e micronutrientes. 

 

Se interessou pelo assunto? Me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de informações para enriquecer a saúde de sua família!